UFMS participa do lançamento da nova edição da Revista Interações
O Magnifico Reitor, Marcelo Turine, representou a UFMS no lançamento e celebração da nova edição da Revista Interações da UCDB, acompanhado dos professores pesquisadores Erick Wilke e Milton Mariani (ESAN) e Isabelle Santos (FADIR). O evento apresentou o Dossiê III “O papel da UniRila nos desafios da integração na Rota Bioceânica (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile)” o qual contempla estudos oriundos de universidades nacionais e estrangeiras com foco em investigar aspectos relacionados ao desenvolvimento do Corredor Bioceânico Campo Grande – Norte do Chile. A Rede das Universidade da Rota de Integração Latino-Americana (RILA), na qual a UFMS é participante, busca integrar ações associadas ao ensino, a pesquisa e a extensão na forma de rede entre as universidades do Brasil, do Paraguai, da Argentina e do Chile.
O evento teve inicio com a fala do professor Michel Constantino, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UCDB. Segundo o coordenador “a sociedade deve estar participando, juntos, do desenvolvimento do Corredor Bioceânico”. Na sequência, o Magnífico Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, ressaltou o evento como a realização de um sonho oriundo de uma iniciativa que se iniciou ainda em 2017, mas que agora está está se tornando realidade. Ainda, lembrou aos gestores do Estado da importância do olhar e dos estudos sobre os impactos sócio ambientais e, especialmente, da prevalência e atenção sobre a maior riqueza do Corredor, os seres humanos.
Em seguida, o professor Marcio de Araújo Pereira (UEMS), Diretor-Presidente da Fundect, ministrou aula magna com tema “Rota Bioceânica: perspectivas de pesquisa à luz da ciência e tecnologia de MS”. O professor destacou a importância da internacionalização e do trabalho em rede para o avanço das pesquisas e, ainda, as oportunidades que estão em aberto e necessitam de atenção por parte dos pesquisadores. Por fim, a professora Arlinda Canteiro Dorsa, editora chefe da Revista Interações, fez o lançamento e apresentação das edições 2023-24 dos Dossiês, destacando números que atestam o crescente envolvimento das universidades parceiras na produção de conhecimento e o amadurecimento cooperativo da Rede em favor do Corredor Bioceânico.